ESCOLA ESTADUAL “PROFESSOR JOSE MADUREIRA DE OLIVEIRA”
PLANO CURRICULAR DE LINGUA PORTUGUESA
TURMA – 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANO LETIVO 2010
PROFESSORA – MARIA APARECIDA FERREIRA MORAIS
EIXO TEMÁTICO | TEMAS| CONTEÚDOS | COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES |
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE “ Convivemos com diversas formas de expressão oral – a diversidade lingüística. É fundamental o respeito à diversidade de comunicação, conhecendo e aceitando os dialetos e sotaques próprios de cada região.” (Guia PIP) LEITURA ” Ler, mais do que simplesmente decodificar, é atribuir sentidos, interpretar e criticar, esse é o nosso desafio. Enquanto os olhos passam pelas letras, que eles sejam mais do que olhos que conhecem as letras, as sílabas, as formas das palavras. A leitura dos gêneros textuais tais como fábulas, contos, relatos, causos populares, em geral sempre estiveram presentes no imaginário social, e servem de ponte entre a oralidade e a escrita.” (Guia PIP) APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA “Vivemos um momento histórico de renovação: pouco a pouco, vamos conseguindo que a língua ensinada na escola tenha propósitos e características semelhantes aos que adotamos quando lemos e escrevemos fora do ambiente escolar. Assim, sem abrir mão da leitura e produção de textos como eixos orientadores do trabalho com a língua, é preciso ensinar ortografia. E fazê-lo de uma maneira sistemática.” Artur Gomes de Morais COMPREENSÃO, PRODUÇÃO e VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA “Os alfabetizadores devem propiciar um encontro adequado entre as crianças e os textos. Se alguns alunos chegarem a serem escritores graças à intervenção escolar, a missão do professor estará cumprida. Caso isto não ocorra, é dever da escola que todos que egressem de suas aulas sejam pessoas que escrevem, isto é, sejam pessoas que, quando necessário, possam valer-se da escrita com adequação, tranqüilidade e autonomia.” Kaufman e Rodriguez | Ø Troca de idéias para resolução de problemas. Ø Organização de rotinas, projetos, planejamentos coletivos. Ø Discussão sobre variados temas, livros, filmes, etc. Ø Relatos da vida cotidiana Ø Exposição oral e trabalhos individuais ou em grupo. Ø Transmissão de avisos ou recados. Ø Dramatização de historias trabalhadas. Ø Leitura em voz alta com entonação, como bom leitor e, em outros momentos, leitura individual e silenciosa de textos variados e de boa qualidade Ø Desenho, pintura ou modelagem baseados na interpretação do texto. Ø Exploração de capas de livros, títulos e imagens aliadas ao texto verbal. Ø Exploração previa do gênero textual e para que ele serve, qual o portador, etc. e antecipação de conteúdos através das pistas textuais. Ø Exploração previa do texto - se contém imagem, se há endereço de alguém, qual é o tipo de texto que irão ler e para que ele serve. Ø Identificação do autor , o destinatário, quais as intenções do texto. Ø Observação das escolhas do autor , a forma como o autor descreve pessoas, tempos e lugares, suas marcas, conectores e a pontuação do texto. Ø Confirmação de hipóteses relativas ao conteúdo do texto. Ø Compreensão global do texto. Ø Leitura nas entrelinhas, fazendo inferências. Ø Pontuação. Ø Uso de letras iniciais maiúsculas. Ø Concordância nominal e verbal. Ø Acentuação das oxítonas, Ø Uso de tempos verbais Ø Variação lingüística. Ø Ortografia . Ø Uso do dicionário, enciclopédias, catálogos, Ø Escrita espontânea. Ø Produção de textos planejados previamente com coesão , coerência e eficácia, considerando os interlocutores e as intenções comunicativas. Ø Revisão dos próprios textos e aprimoramento de tais. Ø Uso da leitura para diferentes objetivos – estudar, revisar, buscar informações, lazer, etc. | Ø Participar das interações cotidianas em sala de aula, escutando com atenção e compreensão, respondendo as questões propostas , expondo opiniões em debates. Ø Respeitar a diversidade das formas de expressão oral. Ø Usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade lingüística adequada. Ø Planejar a fala em situações formais. Ø Realizar, com pertinência, tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão. Ø Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento. Ø Identificar finalidades e funções da leitura, em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto. Ø Realizar compreensão global do texto. Ø Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimento de seu suporte, seu gênero e sua contextualização. Ø Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido. Ø Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferências), ampliando a compreensão. Ø Avaliar afetivamente o texto, fazer extrapolações. Ø Ler oralmente com fluência e expressividade. Ø Ler com autonomia diferentes textos, de diversos gêneros e contextos sociais de uso. Ø Dominar as relações entre grafemas e fonemas (regularidades e irregularidades ortográficas): Ø Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras,etc. Ø Dominar convenções ortográficas. Ø Dispor , ordenar e organizar a própria escrita de acordo com as convenções gráficas apropriadas. Ø Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação. Ø Planejar a escrita do texto considerando o tema central e seus desdobramentos. Ø Organizar os próprios textos segundo os padrões de composição usuais na sociedade. Ø Compreender o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros. Ø Identificar as funções e características dos gêneros textuais Ø Usar a variedade lingüística apropriada à situação de produção e de circulação dos textos, fazendo escolhas adequadas quanto ao vocabulário, à gramática e à linguagem. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário