ESTE BLOG ESTÁ APOIANDO A LUTA DOS PROFESSORES MINEIROS PELO PISO SALARIAL

EM 2O11 NÃO POSTAREI NENHUM TRABALHO (Pausa em prol da luta dos educadores de Minas Gerais e do Brasil, pela valorização profissional e pela salvação da Educação pública .)

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

AMARELINHA E MATEMÁTICA

Além da parte motora a Amarelinha proporciona o desenvolvimento de habilidades matemáticas e espaciais. Veja:
- desenvolver: seqüência numérica, noção espacial, cálculo de força, medida, coordenação viso-motora, memória, respeito, etc

















LETRA CURSIVA

Desde o primeiro dia de aula meus alunos queriam saber quando é que iam começar a fazer "letra emendada"...
Tanto por parte dos pais quanto dos alunos era visível a ansiedade para aprender a fazer letra cursiva; mas a cada ano que passa tenho mais segurança em afirmar que há muitas habilidades para se adquirir antes de ter a mãozinha retorcendo para dar conta da letra que sobe , da letra que desce, da letra que dá voltinha...
A maturidade motora não chega ao mesmo tempo a todos alunos. E eu aprendi a esperar... Sei que não dá para esperar todos, por isso estou tentando, através do manuseio da massinha , trabalhando a motricidade, aprender os movimentos corretos, o tamanho , a forma e o reconhecimento de cada letra de forma bem lúdica.
Vamos ao passo-a-passo:
1. Contei uma história cujo personagem principal era GRANDÃO, O DRAGÃO (BLOG GENTE MIÚDA).







2. Criei uma situação em que mamãe passarinho botou 4 ovinhos e veio uma cobra querendo pegar os ovinhos. E Grandão aparece para salvar. (Dessa forma puderam manusear bastante a massinha.)
3. A partir da cobrinha começamos a modelar a letra a. Veja:








4. Na aula seguinte (hoje) todos conseguiram executar os movimentos corretos usando um barbante. Isso me deixou muito animada. Nessa aula todos conseguiram executar os movimentos corretos das outras vogais, garantindo o reconhecimento de cada uma.











Não deixe de comentar... Sua opinião é importante.