ESTE BLOG ESTÁ APOIANDO A LUTA DOS PROFESSORES MINEIROS PELO PISO SALARIAL

EM 2O11 NÃO POSTAREI NENHUM TRABALHO (Pausa em prol da luta dos educadores de Minas Gerais e do Brasil, pela valorização profissional e pela salvação da Educação pública .)

terça-feira, 6 de maio de 2008

MEU PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO -2008

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ MADUREIRA DE OLIVEIRA
Professora: Maria Aparecida Ferreira Morais
1º ANO DE ALFABETIZAÇÃO - ANO LETIVO DE 2008
LER E ESCREVER É SÓ COMEÇAR:
DESVENDANDO A LEITURA ATRAVÉS DOS NOMES

Justificativa
Diante de tudo que leio sobre a alfabetização, principalmente baseando nos estágios de desenvolvimento cognitivo da criança - segundo Piaget, a teoria sócio-construtivista de Vigotsky e pelos princípios de uma educação enfocada na realidade do aluno de acordo com Paulo Freire, OS NOMES de meus alunos me instigam a criar as atividades. Em 2006 desenvolvi o projeto “LER E ESCREVER É SÓ COMEÇAR: DESVENDANDO A LEITURA ATRAVÉS DOS NOMES”. O nome de cada criança passa a ser a palavra geradora de outras palavras, textos... A criança passa a ser o centro de todas as atividades: seu nome, sua história, sua família...
E ESSE ANO QUERO REPETIR A EXPERIÊNCIA, ADAPTANDO E RENOVANDO O PROJETO, QUANDO NECESSÁRIO FOR.

Objetivos
· Ter a realidade da criança como ponto de partida na construção de novos conhecimentos;
· propiciar aos alunos diversos atos de leitura e escrita em contextos significativos e agradáveis;
· criar conflitos para desestabilizar a hipótese da criança para que evolua na solução de seus conflitos cognitivos;
· trabalhar na zona de desenvolvimento proximal da criança;
· utilizar jogos buscando favorecer a cooperação, troca, atitude de respeito, participação, construção de normas de comportamento, a capacidade de compreender e seguir instruções, o desenvolvimento da noção de números, geometria e medidas.
A Escolha dos Nomes
Primeiramente devo trabalhar os nomes que apresentem mais sílabas simples.
As histórias dos nomes das crianças serão apresentadas em rodinha (linguagem oral) mas, serão retomadas ao final - fase em que a leitura estará mais desenvolvida.

Atividades comuns a todos os nomes:
1. Formar o nome com alfabeto móvel.
2. Recortar letras para formar o nome.
3. Circular as letras do nome: num alfabeto ao redor de um retângulo cujo interior a criança escreve o nome.
4. Colorir os quadradinhos de acordo com a quantidade de letras do nome.
5. Circular as palavras que começam com a sílaba (destacada) do nome, numa lista.
6. Desembaralhar as letras do nome.
7. Formar palavras com a família silábica.
8. Reconhecer outros nomes próprios iniciados da mesma forma que o nome trabalhado ou reconhecer nomes que tenham alguma semelhança.
9. Quebra-cabeça: figuras e nomes que tenham uma das sílabas trabalhadas .
10. Exploração de textos - de autores conhecidos ou produzidos especificamente para atender à necessidade - ricos de palavras com a letra explorada .
11. Jogos: trilha; amarelinha (cada casa contém palavras e o jogador escolhe uma delas para ler ao pegar a pedra de volta.); roleta de silabas; bingo de palavras, etc .
12. Barquinho - O barquinho só leva palavras da família silábica em questão. Cada aluno fala uma palavra que é anotada no quadro e anotada por eles em sua folha . Nessa atividade poderemos usar os dicionários ilustrados recebidos do MEC .
13. Ditado colorido - Cada aluno recebe um cartazinho contendo: a foto da criança, um texto já explorado e uma série de palavras com as sílabas exploradas. O ditado consiste na criança colorir a palavra que é ditada. Assim, de forma dirigida, até identificar todas as palavras.
14. Autoditado.
15. Texto coletivo - A partir da foto da criança montamos o texto no quadro. As frases são anotadas num canto pela ordem em que são faladas. Num segundo momento organizamos coletivamente - eliminamos, ordenamos, substituímos o que for preciso e reescrevo no centro do quadro. As crianças copiam o tanto que derem conta - cada uma tem liberdade de estabelecer o quanto escrever nessa atividade, pois alguns textos ficam extensos - e ilustram no caderno. No dia seguinte, recebem o texto para ilustrar (ou colorir a foto transformada em desenho, digitalmente) .
Observações:
1. Nomes a serem trabalhados :
LEONEL (LE - NE - L FINAL), LÍVIA ( LI – VI), LÍVIAN ( N FINAL),EMANUELY ( MA – NU),ESTER ( TE – S FINAL), HUGO ( H – G0), FRANCISCO (-CO -CI – R INTERMEDIÁRIO), MARCOS ( S FINAL ),MARLON (R FINAL – N FINAL),
2. Outra atividade constante será o bingo de nomes e de palavras dos cartazinhos.
3. Sub-projeto: IDENTIDADE, serão explorados documentos, família, características físicas e psicológicas e introduzida a letra cursiva .


PROCEDIMENTOS que serão UTILIZADOS NA AVALIAÇÃO PROCESSUAL E CONTÍNUA DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
1. Portifólios de cada criança e da turma .
2. Autoditados.
3. Escrita espontânea.
4. Observação dos avanços e dificuldades durante as atividades.
5. Provas
6. Avamadureira

23 comentários:

  1. Boa tarde, Aparecida! Eu não conhecia seu blog e não sei mais como cheguei até aqui; sei apenas que gostei do que li. Hoje pela manhã, li , em meu blog, o comentário anônimo de um leitor que se diz mestre em Filosofia e doutor em Letras. Apesar de tanta erudição, este senhor afirma não ver nada de relevante nos blos(sendo assim, estava lendo o meu , por quê?). Quando eu encontro relatos como o seu, tenho vontade de dizer a pessoas como este senhor que eles estudaram tanto, mas não conseguiram entender o que é educação. Um abraço! Andréa Motta

    ResponderExcluir
  2. gostaria muito de receber por imail este projeto de alfabetização da professora Maria Aparecida.
    achei o trabalho maravilhoso.edilenero@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  3. adorei o seu tarbalho gostaria de receber uma copia não consegui salvar .parabéns

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu projeto. Gostaria que me enviasse por e-mail.luckarj@ig.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi,Gosto muito de trabalhar com projetos e este ano estou com o segundo ano,estou com minha turma do ano passado.Trabalhei ano passado com o projeto IDENTIDADE e esse ano de novo retomei dando mais enfase na escrita e no sobrenome. Parabéns pelo teu projeto,me identifiquei com várias atividades. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Meus parabéns! Seu projeto é exelente, adorei! compartilhe comigo também, meu e-mail é abigail.astr@gmail.com, Obridada!!

    ResponderExcluir
  7. adorei estou dando reforçor escolar estava procurando uma orientaçao, no apredizado atual,procurando uma forma de ensinar aos meus alunos como escrever e ler sem decorar.mais rápido.

    ResponderExcluir
  8. resposta a pessoa de: leiomundoassim.
    Não subestime quem estudou tanto, se eles são Doutores, é seu dever dar os parabéns. Muitas vezes achamos que o inteligente é uma ameaça, e não é, é mais que nos ensina de uma forma ou de outra aprendemos com as pessoas, como reagir, como se portar, cada um de nós só nos acrescenta.
    Por isso, talvez você não tenha entendido a posição do Dr. já que o seu grau é menos, por isso acha que ele está errado no seu ponto de vista.
    Um abraço e fica com Deus sempre.

    ResponderExcluir
  9. ACHO IMPORTANTÍSSIMO O PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO Q TRABALHA COM A IDENTIDADE...ACREDITO NA SINGULARUDADE DE CADA CRIANÇA EM CONTRIBUIR COM A NAÇÃO DE FORMA A PLURALIZAREM-SE Á MEDIDA EM Q AS RELAÇÕES SE ESTRETEMMMM...
    BJUS, SIMONE . OSÓRIO/RGS

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do seu projeto,pois estou desenvolvendo um "TUDO TEM NOME"com primeiro ano,as idéias vieram de encontro.
    Fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  11. Parabens pelo projeto, sou professora do 1 ano e me interessei muito, vc pode me enviar por email:annespeed@ig.com.br obrigada

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, gostaria muito de recber o seu projeto para aplicá-lo na escola que trabalho. Vi que em seu projeto há uma diversidade muito boa, para expandir a alfabetização/letramente das crianças, parabéns ! Meu email é mello447@gmail.com. Atenciosamente, Roberta de Melo.

    ResponderExcluir
  13. gostaria de receber seu projeto por e-mail. pessoas como você,que faz,acontece e compartilha devem ser aplaudidas.parabéns!!!!!!!!!!!!!
    tayná- taynaveras2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. gostaria muito de receber por email este projeto de alfabetização da professora Maria Aparecida.
    pessoas como voce faz a diferença na educaçao
    achei o trabalho excelente, meu email é
    ou vera.oliveira1964@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olhar pofessora Apaarecida adorei seu projeto, adoraria recebelo por mail.
    amparolopesbm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. gostaria de receber uma copia do projeto de alfabetização vivisinharosa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. gostei muito do projeto, gostaria de receber por e-mail, sara_poliana@outlook.com

    ResponderExcluir
  18. Amei o projeto!!! vou aplicar em minha escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi manda para meu e-mail rosana_souza1234@hotmail. com. obrigada!

      Excluir
  19. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo belíssimo projeto, gostaria de receber por e-mail tatymgpedagogia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. poderia enviar para me esse lindo projeto de já meu muito obrigado

    ddjha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo projeto...isso se chama amor e compreensão do que é ensino aprendizagem. Gostaria de receber seu projeto por email.

    ResponderExcluir
  22. Amei esse progeto!!! Foi de encontro com oque eu estava procurando vc esta de parabéns

    ResponderExcluir


Não deixe de comentar... Sua opinião é importante.