ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ MADUREIRA DE OLIVEIRA
Professora: Maria Aparecida Ferreira Morais
1º ANO DE ALFABETIZAÇÃO - ANO LETIVO DE 2008
LER E ESCREVER É SÓ COMEÇAR:
DESVENDANDO A LEITURA ATRAVÉS DOS NOMES
Justificativa
Diante de tudo que leio sobre a alfabetização, principalmente baseando nos estágios de desenvolvimento cognitivo da criança - segundo Piaget, a teoria sócio-construtivista de Vigotsky e pelos princípios de uma educação enfocada na realidade do aluno de acordo com Paulo Freire, OS NOMES de meus alunos me instigam a criar as atividades. Em 2006 desenvolvi o projeto “LER E ESCREVER É SÓ COMEÇAR: DESVENDANDO A LEITURA ATRAVÉS DOS NOMES”. O nome de cada criança passa a ser a palavra geradora de outras palavras, textos... A criança passa a ser o centro de todas as atividades: seu nome, sua história, sua família...
E ESSE ANO QUERO REPETIR A EXPERIÊNCIA, ADAPTANDO E RENOVANDO O PROJETO, QUANDO NECESSÁRIO FOR.
Objetivos
· Ter a realidade da criança como ponto de partida na construção de novos conhecimentos;
· propiciar aos alunos diversos atos de leitura e escrita em contextos significativos e agradáveis;
· criar conflitos para desestabilizar a hipótese da criança para que evolua na solução de seus conflitos cognitivos;
· trabalhar na zona de desenvolvimento proximal da criança;
· utilizar jogos buscando favorecer a cooperação, troca, atitude de respeito, participação, construção de normas de comportamento, a capacidade de compreender e seguir instruções, o desenvolvimento da noção de números, geometria e medidas.
A Escolha dos Nomes
Primeiramente devo trabalhar os nomes que apresentem mais sílabas simples.
As histórias dos nomes das crianças serão apresentadas em rodinha (linguagem oral) mas, serão retomadas ao final - fase em que a leitura estará mais desenvolvida.
Atividades comuns a todos os nomes:
1. Formar o nome com alfabeto móvel.
2. Recortar letras para formar o nome.
3. Circular as letras do nome: num alfabeto ao redor de um retângulo cujo interior a criança escreve o nome.
4. Colorir os quadradinhos de acordo com a quantidade de letras do nome.
5. Circular as palavras que começam com a sílaba (destacada) do nome, numa lista.
6. Desembaralhar as letras do nome.
7. Formar palavras com a família silábica.
8. Reconhecer outros nomes próprios iniciados da mesma forma que o nome trabalhado ou reconhecer nomes que tenham alguma semelhança.
9. Quebra-cabeça: figuras e nomes que tenham uma das sílabas trabalhadas .
10. Exploração de textos - de autores conhecidos ou produzidos especificamente para atender à necessidade - ricos de palavras com a letra explorada .
11. Jogos: trilha; amarelinha (cada casa contém palavras e o jogador escolhe uma delas para ler ao pegar a pedra de volta.); roleta de silabas; bingo de palavras, etc .
12. Barquinho - O barquinho só leva palavras da família silábica em questão. Cada aluno fala uma palavra que é anotada no quadro e anotada por eles em sua folha . Nessa atividade poderemos usar os dicionários ilustrados recebidos do MEC .
13. Ditado colorido - Cada aluno recebe um cartazinho contendo: a foto da criança, um texto já explorado e uma série de palavras com as sílabas exploradas. O ditado consiste na criança colorir a palavra que é ditada. Assim, de forma dirigida, até identificar todas as palavras.
14. Autoditado.
15. Texto coletivo - A partir da foto da criança montamos o texto no quadro. As frases são anotadas num canto pela ordem em que são faladas. Num segundo momento organizamos coletivamente - eliminamos, ordenamos, substituímos o que for preciso e reescrevo no centro do quadro. As crianças copiam o tanto que derem conta - cada uma tem liberdade de estabelecer o quanto escrever nessa atividade, pois alguns textos ficam extensos - e ilustram no caderno. No dia seguinte, recebem o texto para ilustrar (ou colorir a foto transformada em desenho, digitalmente) .
Observações:
1. Nomes a serem trabalhados :
LEONEL (LE - NE - L FINAL), LÍVIA ( LI – VI), LÍVIAN ( N FINAL),EMANUELY ( MA – NU),ESTER ( TE – S FINAL), HUGO ( H – G0), FRANCISCO (-CO -CI – R INTERMEDIÁRIO), MARCOS ( S FINAL ),MARLON (R FINAL – N FINAL),
2. Outra atividade constante será o bingo de nomes e de palavras dos cartazinhos.
3. Sub-projeto: IDENTIDADE, serão explorados documentos, família, características físicas e psicológicas e introduzida a letra cursiva .
PROCEDIMENTOS que serão UTILIZADOS NA AVALIAÇÃO PROCESSUAL E CONTÍNUA DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
1. Portifólios de cada criança e da turma .
2. Autoditados.
3. Escrita espontânea.
4. Observação dos avanços e dificuldades durante as atividades.
5. Provas
6. Avamadureira